segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Qual deles nasceu de novo?

Por Saulo Alves de Oliveira

Certa vez Jesus disse a um homem chamado Nicodemos, que era uma autoridade entre os judeus: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o reino de Deus. No primeiro momento, Nicodemos não entendeu aquelas palavras e questionou: Como alguém pode nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre da sua mãe e nascer?

Então, Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Não te maravilhes pelo fato de eu ter dito: Necessário vos é nascer de novo.

Tendo como base essas palavras de Jesus, há uma doutrina cristã que diz que o novo nascimento se refere a uma mudança de vida, como ensinou o apóstolo Paulo: Assim que, se alguém está em Cristo [isto é, nasceu de novo], nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. Parece-me que fica subentendido o que Paulo quis dizer: na vida do nascido de novo haveria uma mudança total de hábitos e atitudes. Certamente, aqueles que roubavam, não roubam mais. Aqueles que traíam, não traem mais. Aqueles que mentiam, não mentem mais. Aqueles que enganavam, não enganam mais. Aqueles que xingavam, não xingam mais. Aqueles que eram arrogantes ou soberbos, agora são humildes e atenciosos com seus semelhantes. Aqueles que, aos gritos, lançavam imprecações contra seus supostos “adversários”, agora chamam estes para um diálogo civilizado. E assim por diante. Há uma inversão total dos valores na vida do nascido da água e do Espírito.

É claro que poder-se-ia fazer um tratado sobre este tema, mas tal providência foge ao propósito deste pequeno comentário. Deixo aos mais entendidos ou teólogos o empreendimento. Acho que essa rápida pincelada cumpre o objetivo aqui pretendido.

Imagine agora que você está numa aula de Conhecimento Bíblicos, prestes a fazer uma prova. O professor vai percorrendo a sala e distribuindo a prova a cada aluno, entretanto ele orienta que a mantenham voltada para baixo. Após entregar todas as provas, ele diz: “Podem desvirar as provas e respondê-las.” A prova é do tipo teste, com múltiplas escolhas.

Você começa a responder a prova e lá pelo meio encontra a seguinte questão:

Questão 15 - Tendo como base o texto de João 3.1-21, em que Jesus conversava com Nicodemos sobre o novo nascimento, assinale abaixo a(s) alternativa(s) correta(s) que atenda(m) à seguinte afirmativa: tenho certeza que tal pessoa ou tais pessoas, dentre as indicadas abaixo, “nasceram” de novo. Observação: pode haver mais de uma resposta correta.

a) Silas Malafaia                     (   )

b} Edir Macedo                       (   )

c) Valdemiro Santiago            (   )

d) RR Soares                          (   )

e) Donald Trump                     (   )

f) Nenhuma resposta correta  (   )

Qual alternativa ou alternativas você assinalaria?

Nenhum comentário:

Postar um comentário