quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Tudo tem a ver com o petróleo

Por Saulo Alves de Oliveira

É claro que a Venezuela não tem como se defender sozinha, por muito tempo, de um ataque do Império do Mal. Se Rússia e China resolverem entrar na briga, as coisas podem se complicar e poderemos ter, bem próximo do Brasil, num país vizinho, um indesejável conflito que não se sabe como terminará.

Todavia, se o Brasil, irresponsavelmente, resolver começar uma guerra contra a Venezuela, as coisas não serão tão fáceis como alguém pode imaginar. O Brasil deveria servir como apaziguador, negociador, mediador de uma solução pacífica para a situação da Venezuela e não como um incentivador de uma solução desestabilizadora da América do Sul.

Que saudades de um Estadista como o Lula e de um Chanceler como o Celso Amorim à frente da diplomacia brasileira, dois amantes da paz!

Ninguém pense que uma guerra contra a Venezuela será, para o Brasil, como um passeio no parque.

A força aérea daquele país dispõe de aviões de fabricação russa muito superiores aos aviões da força aérea brasileira. E também dispõe de um eficiente sistema de defesa aéreo russo chamado de S-300.

Quando começarem a chegar às casas dos brasileiros os caixões com os corpos dos seus filhos, maridos, pais, irmãos etc, literalmente estraçalhados pelas bombas, talvez os brasileiros se deem conta da irresponsabilidade que é atender aos interesses do Tio Sam ao trazer para a América do Sul os conflitos que os Estados Unidos espalham pelo mundo na sua fúria insaciável de se apoderar do petróleo das outras nações.

A Venezuela tem as maiores reservas de petróleo do mundo. Não se enganem, os EUA ameaçam intervir na Venezuela não por altruísmo, mas por interesses econômicos. É o mesmo que faz com o Brasil de uma forma mais discreta, através do que se conhece como “guerra híbrida” – lembram o que é o petróleo do pré-sal e como está sendo entregue às grandes petroleiras internacionais?

Se não fosse assim os Estados Unidos não teriam a Arábia Saudita como parceiro – o maior produtor de petróleo do mundo –, uma tirania feudal em pleno século 21. A Arábia Saudita nem sequer tem uma constituição, sua constituição é o Alcorão.

Eu ouvi o seguinte comentário de um funcionário da Petrobras: “Se o Brasil não tivesse descoberto o pré-sal nada do que nós estamos vendo hoje estaria acontecendo”.

Eu suspeito que esse nada quer dizer Lava Jato, Sérgio Moro, impeachment da Dilma, prisão do Lula, eleição do Bolsonaro etc.

Tudo tem a ver com o petróleo.