sábado, 24 de outubro de 2015

Redescobrindo a Bíblia agora?

Por Saulo Alves de Oliveira

Certa vez ao criticar um comentário meu um amigo perguntou: “Saulo, você está redescobrindo a Bíblia agora, depois de tantos anos?

Minha resposta foi mais ou menos assim:

Acho que você acertou no diagnóstico “redescobrindo a Bíblia”, porém errou no tempo “agora”. Na realidade, há muitos anos eu venho redescobrindo a Bíblia, talvez desde a minha juventude. Só que antes, ao ler algum texto que me incomodava, ou quando não encontrava explicação razoável, eu simplesmente deixava pra lá. Sabe aquela história que a gente cresceu ouvindo dizer que “se deve comer a carne do peixe e deixar as espinhas de lado?”

Com o passar dos anos, porém, fui percebendo que não podia deixar as “espinhas” pra lá. Eu precisava de respostas, quer fossem satisfatórias ou não à minha fé. Não tenho a obrigação de aceitar que algo é assim só porque pastor “João” ou “José” (nomes genéricos) dizem que é assim. Não é porque meus pais me ensinaram que eu não posso rever alguma coisa, aliás muitas coisas.

Afinal de contas, hoje eu não penso mais como uma criança ou adolescente, porém como um homem adulto. Eu preciso de explicações racionais e razoáveis. Caso contrário, continuarei questionando.

O grande problema de muitos adultos é ainda pensar como criança, é acreditar em coisas semelhantes ao Papai Noel, fadas, duendes e lobisomens, tais como: sonhos, visões, viagens ao céu ou ao inferno, gritos histéricos nos púlpitos das igrejas, artificialismo emocional para fazer o povo chorar, apelo sórdido às carências humanas para sensibilizar, profecias de fanáticos ou testemunhos mirabolantes etc. Nessa direção há muito mais misticismo. 

Confesso-lhe que já descobri muitas coisas interessantes e que me fizeram mudar muitos conceitos e preconceitos. Há riscos para a fé quando se questiona? Sim. Entretanto, há muitos anos eu disse à minha mãe, uma crente fervorosa, quando conversávamos sobre este tema: “Prefiro correr o risco a não saber a verdade”. É isso que me move. Saber a verdade e não apenas acreditar.

Quando você lê este texto “Nenhum bastardo entrará na congregação do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do Senhor” – Dt. 23.2 –, você não se sente impelido a questionar o porquê dessa injustiça? O que é que tem a ver o filho, o neto, o bisneto, o tetraneto etc. com o pecado dos seus pais ou ancestrais?

“Ah, temos de examinar o contexto da época”, dizem para suavizar o impacto da ordenança. Em qual contexto se justifica que o inocente pague pelo erro de outrem?

É por isso, meu amigo, que hoje eu não posso simplesmente passar por cima e deixar para lá. E esse é apenas um exemplo dentre dezenas de outros, talvez centenas.

Se você acha, por exemplo, que Dt. 23.2 não tem nada que mereça uma profunda reflexão ou algum questionamento, (in)felizmente eu não penso da mesma forma.   

Ou a você só interessa palavras como “Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, e tu não serás atingido?” ou ainda “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará?”

Eu compreendo sua opinião e acho que se você se sente confortável e feliz em não questionar, continue assim, só olhando para frente e para o alto.

O medo de achar que se agride o Criador ao questioná-lo tolhe qualquer liberdade de pensamento.

Quanto a mim, depois de tudo que já vivi, vi e li, simplesmente é impossível.