quinta-feira, 2 de março de 2017

Crenças sem evidências são apenas crenças

Por Saulo Alves de Oliveira

Não pode ser apenas uma questão de crença. Cada um crê naquilo que lhe agrada e lhe traz conforto ou está de acordo com as suas convicções pessoais. Sem suas crenças, algumas pessoas não suportariam as duras lutas da vida. Já tive a oportunidade de ouvir tal confissão de pessoas muito próximas. E não as julgo. Eu entendo. Também sou um humano, e, quanto a isso, tenho experiência própria, pois já me senti assim no passado. Sou um humano demasiadamente humano naquilo que significa fraqueza.

Eu também enfrento dissabores. Minha vida não é um mar de rosas. Eu também já passei por momentos e situações escuras, todavia, quando eu mais precisei de evidências, estas não se apresentaram. Eu me vi completamente só e tive de superar o lado cinza da vida sem o conforto lá de cima.

Então, não interessa se as nossas crenças nos trazem conforto. Se as crenças não forem baseadas em evidências, é disso que elas não passam, crenças, nada mais. Acreditar em algo, por mais reconfortante que seja, não o faz verdadeiro. Crianças acreditam em Papai Noel. Crianças acreditam na Fada do Dente. Também há adultos que acreditam em fadas, duendes, gnomos, lobisomens e muitos outros seres sobrenaturais. Todavia, tais seres simplesmente não existem. 

Certa vez, crianças desconfiaram que seus pais eram a Fada do Dente. Então combinaram com alguns amigos que o primeiro que perdesse um dente não contaria aos pais e colocaria o dente sob o travesseiro sem os pais saberem. Feita a experiência, no outro dia constataram: não havia moeda alguma sob o travesseiro, apenas o dente.

É assim que adultos devem agir.

Teste suas crenças, talvez você se surpreenda com o resultado.

Eu sei que é muito difícil enfrentar essa dura realidade, pois também o foi para mim. Talvez a maioria das pessoas não suporte conviver com essa realidade, sob pena de submergirem nas ondas do grande mar chamado vida. Foram necessários muitos anos de reflexão até eu aceitá-la.

Um acredita que Maria é a mãe de Deus (sic) e está pronta a atender todos os pedidos dos seus filhos humanos.

Outro acredita que Deus está preocupado com os mínimos detalhes de sua vida. Algo profundamente reconfortante, não tenho dúvidas, que fortalece e dá ânimo aos peregrinos na longa e muitas vezes cruel jornada da vida. Lembro do poema “Pegadas na Areia”. Quem não quer ter um Amigo que o coloca nos braços nos momentos mais difíceis!? Lamentavelmente, nos meus testes o segundo par de pegadas continuou na areia. 

Um outro acredita que a Bíblia aberta no Salmo 91 traz alguma proteção para o seu lar.

Aquele lá acredita que os mortos se comunicam com os vivos e lhes enviam mensagens de conforto, que aliviam a dor da separação.

Há também aquele que acredita que o Messias ainda vem e que o toque no Muro das Lamentações em Jerusalém pode atrair bênçãos.

E aquele outro acredita que o profeta ascendeu aos céus montado em um cavalo.

Todavia, quais dessas crenças são baseadas em evidências inquestionáveis?