sábado, 20 de julho de 2013

Por que não questionar a Bíblia?

Há alguns dias eu publiquei no Facebook um questionamento acerca de Israel. Eu fiz a seguinte pergunta: “Por que alguns evangélicos fazem questão de dizer que amam e oram por Israel e não fazem o mesmo pela Palestina, isto é, pelo povo palestino?”

Uma colega fez um comentário – educado, ressalte-se – com o objetivo de esclarecer o meu questionamento.

Em seguida, eu fiz uma réplica contra-argumentando, também de modo respeitoso, obviamente. 

Então, a mesma colega fez a seguinte tréplica:

“Acreditar na palavra [de Deus] é uma questão de liberdade, coisa prioritária para cada pessoa. Aceitá-la é uma questão de fé. Criar situações para discussões que não edificam demonstra imaturidade cristã ou a perda da fé genuína. Coisa que nem um pouco atrai minha atenção. Portanto, cada um faça o que quiser da sua vida espiritual, sabendo eu que serei cobrada por tudo que digo, que faço, que falo ou escrevo. Não há como discutir, mesmo no bom sentido, quando os interesses e os fundamentos são diferentes.”

Na realidade, eu não criei uma situação para discussões. Não era esse meu propósito. Apenas externei um pensamento, o que é possibilitado e incentivado pelo Facebook. Alguns amigos deram suas opiniões, o que é e sempre será bem-vindo, mesmo discordando do que eu penso.

Se gerou uma discussão, ótimo. Qualquer discussão sem agressão pessoal e com respeito ao pensamento do outro, qualquer que seja o assunto, inclusive temas bíblicos, é saudável. Antes de ser imaturidade cristã, trata-se de maturidade intelectual e grandeza de espírito.

Quando os interesses e os fundamentos são iguais, aí sim é que não há como discutir. Se todos pensam da mesma forma, vai-se discutir o quê? Se eu digo que “pedra” é “pedra” e o meu interlocutor prontamente concorda, não há possibilidade nem necessidade de discussão.

Qualquer tema ou assunto em que não há consenso é passível de discussão ou de questionamento, inclusive a Bíblia. Se não fosse assim não haveria tantas igrejas com doutrinas tão divergentes todas com base na Bíblia.

E por que não questionar a Bíblia?


Parece-me que há pelo menos dois motivos para isto:

1. Primeiro, o medo de ser castigado por Deus por estar questionando sua Palavra.

Esta forma de pensar me parece própria de quem tem receio de questionar certos aspectos relacionados a Deus ou à Bíblia, porquanto tem medo de estar agredindo a sensibilidade ou a soberania do Criador, sendo, por conseguinte, passível de castigo.

Eu sei, não poucas pessoas pensam assim. E até compreendo quem ainda não ultrapassou este estágio espiritual e intelectual. Simplesmente não é nada fácil. Experiência própria. Foi necessário vencer anos e anos de doutrinação. Foram necessários muitos e muitos anos de observações, questionamentos e aprendizado.

Entretanto, pergunto: que Deus é este que não pode ser questionado racionalmente por mim ou por você, seres racionais?

Seria Deus um tirano ranzinza, atacado pela raiva, cheio de rancor e vingativo que não suporta ouvir questionamentos das suas criaturas sem castigá-las de imediato?

Eu também já pensei assim. Felizmente há muito tempo me livrei dessa concepção deturpada acerca de Deus.

2. Em segundo lugar, parece que há o medo de descobrir coisas que contrariam aquilo que aprendemos, ou seja, medo de descobrir verdades que contrariam certas “verdades” que foram incutidas nas nossas mentes desde criança.

Às vezes isso significa sentir-se só, sem ter a quem recorrer, sem uma tábua de salvação no sobe e desce das ondas do revolto mar da vida, com aquela assustadora sensação de falta de chão sob os pés, sabendo que nós somos os únicos responsáveis pelas escolhas que temos a fazer.

Eu também sei que não é nada fácil, dá medo mesmo, pois já passei por isso. E ainda passo, pra ser sincero. Mas felizmente as enfrentei e as enfrento ainda – “as verdades” – e hoje não tenho receio de ouvir quaisquer questionamentos referentes aos temas Bíblia, fé ou Deus, nem preconceito algum contra quem os faz, até mesmo colocando-me a mim próprio no lugar do promotor. Porém, respeito quem não se sente à vontade para fazê-lo.

Na realidade, é preciso despir-se de certas armaduras que nos foram impostas, especialmente quando crianças, que tolhem nossa liberdade de pensamento. “Dá medo só em pensar que certas coisas não são exatamente como nos ensinaram. Portanto, é melhor nem pensar”.

Lembro-me que ao fazer certos questionamentos, minha mãe sempre dizia: “Cuidado, meu filho, esse tipo de pergunta pode levá-lo a perder a fé”.

E eu sempre respondia: “Prefiro correr esse risco a não saber a Verdade”.

É preciso ter a mente aberta e não reduzir nossa fonte de conhecimentos à Bíblia.

É preciso não nos fecharmos para o mundo e observarmos o que acontece à nossa volta.

É preciso observar o que acontece dentro de nós mesmos, isto é, nossas próprias experiências, e não ter medo de tirar lições e nossas próprias conclusões.        

Saulo Alves de Oliveira