segunda-feira, 13 de julho de 2015

Corrente da Oração de Ana¹

Por Saulo Alves de Oliveira

No grande templo, Maria esperava sua vez na fila. Ela, o marido e um bebê de poucos meses.

O bispo, pastor – ou seria apresentador? –, com seu jeito matreiro e muito bem ensaiado de outros “shows”, vai chamando um a um os fiéis.

Finalmente chegou a vez de Maria.

– Qual o seu nome?, pergunta o apresentador.

– Maria, responde a fiel.

– Conte o seu milagre Maria, diz o avatar de sacerdote.

“Eu tenho 10 anos de casada e durante 9 anos tentei e não consegui engravidar. Então participei da ‘Corrente da Oração de Ana¹’ e aqui está o resultado.” Maria aponta para uma criança de meses nos braços do marido ao lado e, em seguida, a toma para si.

Aí o apresentador faz a maior festa. E diz: “Está vendo pessoal, a ‘Corrente da Oração de Ana¹’ é muito forte e resolve mesmo a situação de qualquer mulher que não pode engravidar”. 

– Vá em paz Maria, diz-lhe despedindo-a, e chama o próximo da fila.

Maria mentiu? Não, exatamente. Ela simplesmente omitiu. E para o avatar de sacerdote o que interessa mesmo é só essa parte da história.

E o que Maria omitiu?, alguém pode estar se perguntando. Os 6 anos de intenso tratamento médico que ela fez para engravidar e que finalmente dera resultado. Na realidade, a criança que Maria tomou em seus braços nada tem a ver com a “Corrente da Oração de Ana¹”. Aquela criança é tão somente o resultado de um longo e sério tratamento médico que, felizmente, transformou em realidade o sonho de uma mulher que queria ser mãe.

Se você já ouviu alguma história parecida não é simples coincidência.

“Corrente da Oração de Ana¹” pode ter qualquer outro nome, como, por exemplo, óleo consagrado aos pés do monte Sinai, água do rio Jordão, pano disso ou pano daquilo, toalhinha da bênção... e por aí vai.     

¹Quem não conhece a história talvez não entenda porque “Corrente da Oração de Ana”. Segundo o relato bíblico, Ana foi uma mulher que não podia ter filhos e que, após orar e chorar no templo do Senhor, engravidou e teve um filho, ao qual pôs o nome de Samuel – I Sm. 1.1-28.