segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Menos Diabo e mais argumentos racionais

Por Saulo Alves de Oliveira

Há pessoas que veem Satanás em tudo. Aquilo que não está de acordo com a sua interpretação pessoal das Escrituras é obra do Diabo. Não sabem apresentar um argumento racional para defender sua visão de mundo ou dos vários aspectos da vida – ou sabem, mas são fanáticos? Tudo é ação do demônio. E todos aqueles que destoam das suas regras, já estão condenados ao castigo eterno. A isso dá-se o nome de fundamentalismo.

Parece que há um prazer mórbido em ameaçar as pessoas com Satanás, demônios, juízo final, condenação eterna, cavaleiros do Apocalipse, choro e ranger de dentes, inferno... 

Não adianta amedrontar, com a Bíblia, pessoas que não creem na Bíblia. Não adianta ameaçar com o julgamento final e com o fogo do inferno quem não crê no julgamento final e no inferno. Apresente argumentos racionais e civilizados.

Por exemplo, não precisa forçar uma interpretação da Bíblia para condenar o tabagismo ou a pedofilia.

Não é preciso um exercício de contorcionismo hermenêutico para justificar na Bíblia um “Não fumarás”. Qualquer pessoa minimamente esclarecida sabe que, considerando-se os males que o fumo traz ao corpo humano, não se deve fumar.

Não é necessário a Bíblia dizer “Não cometerás pedofilia” para que qualquer povo que viveu na barbárie, como, por exemplo, o Israel veterotestamentário, mas desenvolveu sua cultura moral até um estágio avançado de civilização, saiba que a pedofilia é moralmente inaceitável.

Portanto, menos Diabo e mais argumentos racionais.