sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Salomão: ovelha ou bode?

Por Saulo Alves de Oliveira

É certo que ao ler ou ouvir uma história nem todas as pessoas têm a mesma percepção ou atentam para os mesmos detalhes.

Acabei de reler a história de Salomão nos livros dos Reis e das Crônicas.

É ele mesmo, o rei Salomão, terceiro rei de Israel, filho de Davi.
 

Um homem muito rico, famoso, sábio(?) e também extremamente promíscuo. Salomão teve centenas e centenas de mulheres, mais precisamente mil, e, ao final de sua vida, converteu-se ao politeísmo, isto é, tornou-se um seguidor de vários deuses.

Tem alguma dúvida? Leia abaixo. 

Pois sucedeu que, no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses; e o seu coração já não era perfeito para com o Senhor seu Deus, como fora o de Davi, seu pai; Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas.

Nesse tempo edificou Salomão um alto a Quemós, abominação dos moabitas, sobre o monte que está diante de Jerusalém, e a Moloque, abominação dos amonitas.

E assim fez para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e ofereciam sacrifícios a seus deuses.  

I Reis 11. 4, 5, 7, 8.

É incrível essa história bíblica. Deus apareceu a Salomão duas vezes. Como pode ser isso?

O Deus transcendental, Todo-Poderoso, aparece duas vezes a um simples mortal, faz-lhe grandes promessas, e mesmo assim a criatura se esquece de Deus e passa a seguir falsos deuses!

Parece-me razoável perguntar: “Qual é o ser humano que tem um encontro pessoal, real – não imaginário, não um simples sonho – com o Deus verdadeiro e depois o abandona para seguir deuses falsos?

Convenhamos, numa linguagem bem popular, acho que algo não bate nessa história. Sinto que, por trás da cortina do teatro, há algo mais profundo e eu gostaria muito de descobri-lo. Tenho minhas suspeitas, mas, como são apenas suspeitas, fica só entre nós dois.

Quem é o outro? – alguém pode estar a pensar.

Eu respondo: a pista está em “A Cabana”.

É a negra enorme, o Papai! 

Após a leitura, uma dúvida ficou na minha mente.

No fim dos tempos, quando o Grande Rei separar as ovelhas dos bodes - aquelas para a direita e estes para a esquerda -, em qual grupo Salomão estará? Entre as ovelhas ou entre os bodes?