sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

O que você faria no lugar de Ló?

Por Saulo Alves de Oliveira

Algumas histórias bíblicas aguçam a minha curiosidade e, às vezes, me deixam perplexo. Exemplo típico é um episódio na vida de Ló.

Conta-nos o Gênesis que Deus resolveu destruir as cidades de Sodoma e Gomorra e suas circunvizinhanças tão grandes eram o pecado e a maldade dos seus moradores. Havia ali, entretanto, um homem justo chamado Ló e Deus decidiu poupá-lo juntamente com sua família.  

Sendo assim, Ló recebeu em sua casa dois anjos que, sob a forma de seres humanos, chegaram para lhe advertir acerca da iminente destruição de Sodoma e Gomorra e para retirá-lo de lá.

Vendo aqueles desconhecidos, os homens da cidade de Sodoma cercaram a casa de Ló e lhe disseram: “Onde estão os homens que vieram à tua casa esta noite? Traga-os para nós aqui fora para que tenhamos relações com eles” – Gn. 19.5. (Uso uma versão da Editora Central Gospel, pois é mais explícita).

Ló, na tentativa de evitar a violência sexual contra os dois homens, ofereceu-lhes as duas filhas para que aqueles elementos enlouquecidos “façam com elas o que bem entenderem”. E tudo indica que suas filhas eram ainda muito jovens, pois eram virgens.

Diante de situação tão extrema, os dois visitantes interferiram e todos foram salvos da turba insana.

O que mais me choca é que a Bíblia nem ao menos critica a atitude de Ló, quando deveria condená-la. Ao contrário, Ló é citado como homem justo em 2 Pe. 2.7.

Há alguma justificativa aceitável para a atitude de Ló?

Por que ele não recebeu, da parte de Deus, nenhuma reprimenda por sua atitude tão indigna?

Certamente alguém deve estar pensando: “Ah, precisamos analisar o contexto histórico e os costumes da época, temos que consultar diversas versões da Bíblia para entendermos a situação, temos que ler o texto em sua língua original para emitirmos uma opinião”. É sempre assim, diante de quaisquer dificuldades bíblicas, evasivas e mais evasivas, contorcionismos e mais contorcionismos.

Tudo bem, faça isso.

No entanto, depois responda: O que você faria no lugar de Ló?