quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Descalço

Por Saulo Alves de Oliveira

Normalmente em casa eu estou sempre descalço. Passo o dia com os pés literalmente no chão.

Semana passada eu tive de sair para resolver algumas coisas. Precisava ir a uma grande loja de material elétrico e ao Banco do Brasil.

Tomei um banho, me vesti e desci para a garagem. Entrei no carro, dei a partida e saí.

Cheguei ao estacionamento da loja e lá parei.

Desliguei o motor e instintivamente fiz os movimentos característicos de quem pretende sair do carro. Abri a porta, comecei a girar o corpo à esquerda e, ao tentar colocar os pés para fora, percebi que estava descalço. Aí rapidamente pensei: a sandália deve estar na frente do banco do passageiro. Às vezes eu vou até a garagem com os sapatos nas mãos, coloco-os nesse lugar e só os calço ao chegar ao destino. No entanto, dessa vez não foi isso que aconteceu. Eu havia esquecido as sandálias em casa. Estava descalço.

Então me veio a dúvida: o que fazer? Voltar para casa e pegar as sandálias? Não, assim vou perder tempo. Desci do carro, andei pelo estacionamento até a loja e entrei descalço. Caminhei por toda a loja e comprei o que precisava. Parece que ninguém percebeu. Pelo menos, eu acho.

Porém eu também precisava ir ao Banco pegar algum dinheiro. O que fazer? Pensei: vou adotar a mesma solução.

E assim o fiz. Caminhei pela sala de autoatendimento do Banco, resolvi o que precisava e voltei ao carro. Mais uma vez, parece que ninguém percebeu. Voltei para casa.

Foi uma situação inédita. Nunca tinha passado por essa experiência.

Em outras áreas da vida casos semelhantes também acontecem. Não são raros os momentos em que a vida nos coloca frente a frente a situações complicadas, por vezes inéditas, e nós temos de tomar decisões rápidas para evitar prejuízos. Quem dera fossem todas elas como o simples caminhar descalço em locais onde normalmente isso não se faz visto que a cultura do lugar de certa forma não recomenda!

Lamentavelmente, nem sempre é assim. Ou melhor, quase nunca é assim.