sábado, 25 de agosto de 2018

A propósito do tema “aborto”

Por Saulo Alves de Oliveira

Eis uma questão para os homens casados.

Não! Não só para os casados. Para os solteiros também. Certamente um dia muitos estarão casados.

Suponhamos que um infortúnio, indesejável para qualquer pessoa, bateu à porta da sua família e sua esposa foi vítima de um estupro. Evidentemente, eu não desejo que ninguém sofra experiência tão aviltante. Eu já vivenciei situação análoga com alguém muito próximo à minha família. É apenas uma conjectura para atingir um objetivo.

Suponhamos também que, eventualmente, tal violência resultou em uma gravidez com certeza indesejada. Nesse caso hipotético, o que você faria?

1 - Seria terminantemente contra o aborto e não levaria em consideração a opinião da sua companheira?

2 - Exigiria que sua esposa abortasse e não levaria a opinião dela em consideração?

3 - Se você e sua esposa concordassem que a criança deveria vir ao mundo, você aceitaria tal situação de forma altruísta e ajudaria sua companheira a levar a gravidez até o fim, proporcionando-lhe todos os cuidados que a situação exige, demonstrando, inclusive, todo o carinho e compreensão como se ela estivesse grávida de um filho seu? Todos sabemos que a gestação traz para a mulher muitas transformações e desgastes, às vezes não só físicos, mas também de ordem psicológica, tratando-se de um período durante o qual ela precisa de muito apoio e compreensão. Tenha em mente também que durante a gravidez ela carregará em seu ventre o filho de um crápula da pior espécie. Evidentemente, a criança não tem nenhuma culpa.

4 - Você se comprometeria a criar, com todo carinho e cuidados, o filho da sua esposa com o estuprador como se filho seu fosse?   

5 - Se ela resolvesse abortar, e sendo você contra o aborto, você estaria disposto a apoiá-la mesmo contra sua vontade? Você permaneceria o marido carinhoso e compreensivo de sempre?

6 - Se sua companheira resolvesse levar a gravidez até o fim, contra sua vontade, você teria o mesmo comportamento do item “3”, acima?

7 - Se vocês dois decidissem não ter aquela criança, você tomaria todas as providências necessárias para que o aborto ocorresse com todos os cuidados médicos necessários?

Resumindo:

Se sua esposa fosse vítima de um estupro e, em decorrência dessa violência, engravidasse, qual seria a sua atitude?

(modificado em 21/08/2020)