quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Carta à minha Neta – O ano bissexto

Por Saulo Alves de Oliveira

Olá Papá,

Tudo bem? Como está na escola? E o caratê, está gostando?

A última vez que lhe escrevi você tinha apenas 5 aninhos. Hoje, você já está com 8 anos.

Desta vez vou tratar de um assunto simples, mas interessante.

Você sabe o que é ano bissexto? Acho que não, não é? Não é uma coisa muito complicada, mas penso que nem todo mundo sabe ou pelo menos não sabe porque foi criado o ano bissexto.

Você sabia que algumas vezes o mês de fevereiro tem 29 dias? É isso mesmo. Durante três anos consecutivos o mês de fevereiro tem 28 dias e no ano seguinte, ou seja, no quarto ano é acrescentado um dia ao mês de fevereiro. E isso tem tudo a ver com o ano bissexto.

No ano em que o mês de fevereiro tem 29 dias acontece o ano bissexto, isto é, em vez de 365 dias o ano tem 366 dias.

E o que finalmente é ano bissexto? Você já deve estar impaciente, hein? 

Nosso planeta Terra dá uma volta ao redor do Sol – a esse movimento chamamos de translação – a cada 365 dias e 6 horas, aproximadamente, e não apenas a cada 365 dias, como consideramos normalmente. Todos os anos, portanto, o ano civil tem uma defasagem de 6 horas a menos em relação ao ano solar, isto é, ao ano real. E essa diferença vai se acumulando ano após ano. 

Isso quer dizer que após 4 anos há uma diferença total de 24 horas (24 h = 4 x 6 h), ou seja, de um dia.

Por esse motivo, a cada 4 anos é feita uma correção e o ano passa a ter 366 dias, acrescentando-se um dia ao mês de fevereiro. Portanto, o ano bissexto é exatamente esse ano em que é feita a correção.

Há quem relacione o ano bissexto com as histórias de Josué e Ezequias, personagens bíblicos. Segundo a Bíblia, nos dias de Josué o Sol “parou” por quase um dia inteiro e no tempo de Ezequias o Sol “retroagiu” por cerca de 40 minutos, o que, somando-se, daria 24 horas. Se fosse esse o motivo, a correção teria sido feita apenas uma vez e não a cada 4 anos. Portanto, tais fatos nada tem a ver com o ano bissexto.

Além disso, os episódios ocorridos nos tempos de Josué e Ezequias estão em desacordo com as leis da Física. São uma questão de fé. Sobre isso conversaremos pessoalmente mais tarde.

Bom, estou quase terminando minha querida Papá, mas há um complicador em relação ao ano bissexto. E tal fato mostra também que as histórias daqueles personagens bíblicos nada tem a ver com essa questão.

Na realidade, o ano solar não tem exatamente a duração de 365 dias e 6 horas, mas sua duração é de 365 dias 5 horas 48 minutos e alguns segundos. Portanto, o ano bissexto é cerca de 11 minutos maior do que o ano solar. Então, ao longo dos séculos essa diferença também vai se acumulando. Por esse motivo, a cada 100 anos, ou seja, nos anos múltiplos de 100 é feita uma outra correção. Dessa forma, os anos múltiplos de 100 (1700, 1800, 1900, 2100...), e que não são múltiplos de 400 (1600, 2000...), não são bissextos.     

Acho melhor parar por aqui, não é Paola?

Até a próxima carta.

Um beijo do seu avô,

Saulo