domingo, 8 de julho de 2012

A Natureza é perfeita?

Ainda estava escuro quando de repente acordei. Olhei para o relógio... quatro e quarenta. O fim da madrugada logo chegaria. Me levantei e fui até o banheiro. Não é comum isso acontecer, mas sei que com o passar dos anos tal fato deverá se intensificar, pois os músculos do aparelho urinário ficam mais frágeis. Também com a idade a próstata diz: “Estou presente”. No meu caso, ela ainda está em silêncio. 

De volta à cama, não peguei de imediato no sono. Então me veio à mente o seguinte pensamento: dizem que a Natureza é perfeita, entretanto trata-se realmente de uma verdade inquestionável? Mesmo de olhos fechados eu vi um arco-íris e um belo pôr do Sol. É só disso que me lembro. Em seguida adormeci.

Dias depois eu me lembrei daquela madrugada e refleti sobre o assunto.

A Natureza realmente nos apresenta fenômenos espantosos e maravilhosos.

Talvez o químico veja perfeição na estrutura dos átomos com os núcleos formados por prótons e nêutrons com quantidades específicas de prótons para cada elemento químico, e os elétrons girando ao redor dos seus núcleos. (O número de nêutrons pode variar dando origem a isótopos, mas não é o escopo deste comentário entrar neste detalhe.)

Talvez o astrônomo veja perfeição nas órbitas dos planetas que giram ao redor do Sol sem se chocarem.

Talvez o físico veja perfeição na Lei da Gravidade que nos prende à Terra e não permite que sejamos projetados para o espaço sideral.

Talvez o metereologista veja perfeição no Sol que brilha e na chuva que cai para regar a terra seca.

Talvez o biólogo veja perfeição no desenvolvimento de uma vida humana no ventre da mãe, que começa com apenas duas células e depois de nove meses transforma-se em uma criança perfeita formada por alguns trilhões de células e todos os órgãos necessários para desenvolver-se e crescer.      

Talvez o romântico veja perfeição num belo luar prateado.

Talvez o crente veja perfeição no arco-íris depois da chuva, e no mar que para na praia.
     
São realmente espetáculos que nos fazem exclamar: quanta perfeição e beleza na Natureza! Mas, a mesma Natureza que nos apresenta coisas tão belas que nos encantam, também nos apresenta espetáculos chocantes que nos entristecem. 

O que você acha da criança que vem ao mundo com um gêmeo parasita preso ao seu corpo e que tem de ser extirpado pelos médicos?

O que você acha de gêmeos que nascem ligados pelos crânios ou pelo tórax/abdômen?

O que você acha das crianças que nascem com anencefalia ou muitas outras deformidades chocantes?

O que você acha da criança que vem ao mundo sem braços e sem pernas, apenas cabeça e tronco?

Criança com progéria
O que você acha da “síndrome da morte súbita” que atinge os bebês? (*)

Você já ouviu falar em “progéria”? (*)  

Você sabe o que é “nanismo primordial”? (*)

O que você acha dos “hermafroditas”? (*)

Você sabe por que nos engasgamos? (*) 

O que você acha de um furacão que destrói toda uma cidade ceifando tantas vidas?

O que você acha de um tsunami que arrasa toda uma região provocando a morte de centenas de milhares de pessoas indistintamente, inclusive seres inocentes como crianças e animais?

(O mesmo questionamento é válido para terremotos, vulcões e diversos outros fenômenos que causam desastres naturais.)

O que você acha do Sol que produz um belo crepúsculo e nos proporciona luz e calor mas também causa câncer de pele?

O que você acha da carnificina que ocorre todos os dias nas florestas e savanas com  animais devorando-se uns aos outros? (Não vou nem falar da mortandade provocada pelo homem quando mata para alimentar-se.)

Você já viu um animal ser literalmente devorado vivo por outros animais?

Você já ouviu falar da espécie de vespa Glyptapanteles? Ela deposita seus ovos no interior de uma lagarta. Depois os ovos eclodem e as larvas devoram a lagarta, ainda viva, de dentro para fora. Tomara que o pobre inseto não sinta dor!

Por que os órgãos do prazer e da reprodução são tão próximos ou se confundem com os órgãos que expelem os dejetos dos corpos?

Bem, já chega de tantos exemplos ou aspectos negativos, pois não tenho vocação para sadismo, mas a lista poderia preencher ainda muitas linhas.

Todas as coisas acima foram feitas ou são produzidas pela Natureza, tanto as belas e alegres quanto as tristes e chocantes. Você já refletiu sobre isso? 

Da próxima vez que você afirmar que tudo na Natureza é perfeito, lembre-se disso.

Eu não esqueço!

Saulo Alves de Oliveira