quinta-feira, 23 de junho de 2011

Arte Infantil


















Os dois quadros acima foram pintados pela minha netinha Paola, que completará 4 anos no dia 4 de julho próximo. Nós estávamos sentados no chão da varanda na frente da minha casa no domingo pela manhã dia 12 de junho. A iniciativa não foi minha. Ela pediu as tintas à sua mãe e sentou-se ao meu lado.

A primeira pintura foi executada sobre uma folha de papel branco A4 com tinta guache, com exceção de uma pequena mancha amarela na parte inferior à direita, que foi feita com cola colorida. Não houve a menor interferência da minha parte, exceto quanto a ajudá-la a limpar o pincel entre uma cor e outra.

A segunda pintura foi executada também sobre uma folha de papel A4 verde claro com tinta guache e um pouco de cola colorida. O azul central, o amarelo lateral, a mancha verde e as manchas vermelhas mais próximas ao azul central foram pintados com cola colorida. As demais pinceladas foram feitas com tinta guache. Nesse trabalho, além da limpeza do pincel, eu apenas sugeri que ela espalhasse mais a pintura.

Eu pretendia guardar os quadros para mostrar a ela no futuro, mas aconteceu um acidente de percurso. Eu os digitalizei na terça-feira dia 13 de junho – ainda bem! – e os deixei em cima da mesa do computador. Porém, a jovem que esteve nos ajudando em casa no dia seguinte e que é a babá da Paola nos sábados, viu os papéis e julgou que eram simples travessuras da minha neta. O que fez, então? Jogou-os no lixo!

E eu, o que fiz? Nada. Fiquei somente com uma tremenda cara de tacho!  

Mas, eu tenho um consolo: será que sou avô de uma futura Van Gogh? Ah! Ah! Ah! Ou é muita pretensão da minha parte? Na verdade eu desejo apenas que ela cresça saudável e muito feliz, qualquer que seja sua profissão no futuro.  

Saulo Alves de Oliveira