terça-feira, 17 de março de 2015

Cada pessoa é um somatório de valores

Por Saulo Alves de Oliveira

Bom seria se o resultado fosse sempre positivo, mas nem sempre isso acontece.

Será que eu estou acima ou abaixo do zero? Pergunta intrigante para mim.

Cada ser humano é o resultado de um somatório de valores acumulados ao longo da sua vida. Esse resultado se expressa nas opiniões ou nas atitudes, que nem sempre coincidem com as nossas. E coincidir não é indispensável. Indispensável é o respeito.

Às vezes as opiniões são generalizações desrespeitosas ou acusações rancorosas e sem provas, sem importar se está ou não denegrindo a imagem de alguém.

Às vezes são xingamentos tão cretinos que ao invés de atingir o alvo terminam por revelar o canalha que está por trás da cafajestada. 

Às vezes são opiniões que repudiamos totalmente, porém cada um tem todo o direito de pensar e de se expressar de acordo com os seus valores e sua consciência.

Para alguns, a democracia é um bem a se preservar a qualquer custo. Outros, entretanto, não lhe dão o devido valor, como é o caso dos tais que propõem a volta da ditadura. Entre estes, muitos com largas fitas da hierarquia religiosa nos ombros. Prefiro não comentar como os vejo.  

A democracia é um bem tão precioso que até permite que pessoas a combatam e proponham sua eliminação. Por mais absurdo que possa parecer, isso é uma verdade. Só uma palavra os define: cretinos.

É muito fácil combater e criticar a democracia numa democracia. Difícil é combater e criticar a ditadura numa ditadura.

O que podemos fazer em relação a esse tipo de opinião? Tentar argumentar contrariamente. Da minha parte não há nada mais a fazer, pois não tenho vocação para lavador de cérebros. Não me compete convencer ninguém de coisa alguma. Gosto apenas de lançar temas e opiniões para reflexão.

É bom ouvir ou ler opiniões de pessoas sensatas e equilibradas, cujo somatório de valores é positivo. O contrário disso a gente só tem a lamentar.

Entretanto, há afirmações e perguntas tão idiotas, verdadeiras canalhices mesmo, que não vale a pena a gente perder tempo tentando respondê-las.