sábado, 24 de novembro de 2012

Matar um animal é o mesmo que “matar” uma alface?

Um dia, talvez daqui a 500 ou 1.000 anos, quando a humanidade tiver atingido a plenitude da consciência moral e entender que os animais têm direito à vida tanto quanto nós humanos, matar um animal será considerado um crime similar ao assassinato de qualquer ser humano. Ou, quem sabe, bem antes disso, quando a ciência tiver nos livrado da dependência da proteína animal, os nossos descendentes olhem para o passado e exclamem com indignação: “Como nossos ancestrais [inclusive nós, em pleno século 21] eram bárbaros!”

Não é uma piada. Há quem julga que matar um animal é o mesmo que “matar” uma alface.

Quer comer carne, tudo bem. Não é crime assassinar um animal! Ainda! Eu também como, pouco, mas como.

Agora esse quadro é uma agressão à inteligência. Eu queria usar uma expressão mais forte, mas acho que, ainda que certas ideias sejam totalmente inconsistentes, devemos sempre respeitar os seus autores. Pode-se viver comendo pedras? Alface sente dor? Alface tem pavor? Já viram jorrar sangue de uma alface? Já viram o desespero de uma alface ou de uma beterraba no exato momento do assassinato? Alguém já viu uma cenoura debatendo-se no chão, esvaindo-se em sangue, com o pescoço degolado?  

Ah, comer carne é uma Lei da Natureza. Não há como mudar. E há coisas muito mais importantes do que se preocupar com milhões de animais que são sacrificados todos os dias, diriam alguns. 

Na natureza selvagem os animais velhos ou doentes morrem à míngua ou são devorados por outros animais. Essa é uma implacável Lei da Natureza. Por ser assim, nós devemos deixar que os nossos velhos, os deficientes e os doentes morram sem nenhuma atenção?

Felizmente nós humanos já ultrapassamos há muito tempo a época em que não passávamos de feras nas florestas e vivíamos apenas segundo suas leis. Hoje, nós temos médicos, hospitais, clínicas, pesquisas, abrigos e muitos outros recursos para lutar contra certas leis da natureza. O que é um antibiótico ou uma cirurgia? O que são as pesquisas com células-tronco?

Há exemplo melhor do que uma cesariana para provar que muitas vezes nós vencemos as leis da natureza? Quantas mulheres morreriam hoje, como morreram no passado, se não existisse esse recurso? Nem sempre vencemos, é claro, mas estamos sempre lutando. Parabéns aos pesquisadores e médicos que salvam tantas vidas! Ainda há muitas falhas, mas nós humanos, seres racionais (?) devemos lutar para que a cada dia mais e mais idosos e pessoas mais fracas ou doentes tenham uma vida melhor, contrariando as Leis da Natureza.

Portanto, o fato de ser uma Lei da Natureza não quer dizer que devamos aceitá-la passivamente e deixar de fazer alguma coisa para mudá-la, já que essa lei específica é a causa de tanto sofrimento de seres que nada podem fazer para modificá-la. O ser humano pode.      

Há centenas de milhares de anos nossos ancestrais já comiam carne. Num passado muito distante nossos ancestrais também eram feras e matavam para sobreviver. Essa é uma Lei da Natureza que ainda hoje persiste entre os animais irracionais e também entre nós, animais ditos racionais (?). Será que somos realmente racionais em toda amplitude do termo? Os irracionais, parece que não se comovem com o sofrimento de suas presas, e nós, autodenominados racionais, nos comovemos? Será que não somos tão irracionais quanto eles?

Sei que comer carne é uma questão cultural, que vem dos primórdios da humanidade, portanto é muito, muito difícil mudar. Porém isso não quer dizer que devamos ser insensíveis ao sofrimento de milhões de seres vivos que, como nós, sofrem, sentem dor e têm tristeza pela separação dos seus parentes.

Para finalizar, eu gostaria de perguntar: dos quatro grupos de elementos abaixo, qual deles nós temos certeza absoluta de que sofre, sente dor, sente pavor e, como nós humanos, derrama sangue quando é cortado?

a) pedras
b) micro-organismos
c) verduras, alface, vegetais (*)
d) animais.

(*) nós ainda não sabemos se as plantas sentem dor ou não, pode ser que um dia descubramos

Saulo Alves de Oliveira