sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Sem medo de atravessar a ponte de vidro

Por Saulo Alves de Oliveira

Por mais que alguém julgue estar certo, a atitude racional é sempre ouvir o contraditório. Debater ideias e princípios com elegância não é só uma questão de educação. É também uma demonstração de elevada espiritualidade.

Seria muito bom que as pessoas gostassem do confronto de ideias, pois só assim podemos nos aproximar da verdade.

Certamente não é fácil. E quando se trata de fé as coisas ficam muito mais complicadas, pois, para aqueles que estão acostumados a satanizar tudo o que não combina com suas crenças, é o Diabo que está sendo usado para minar a sua fé.

Realmente, não é nada fácil quando as ideias estão tão arraigadas em nossas mentes e permeiam todos os aspectos das nossas vidas que tudo o que pode nos trazer um fiapo de saudável dúvida é preliminarmente reprimido. Por quê?

Assombra-nos a possibilidade de descobrir que não estamos certos. Nos enche de pavor a mais remota possibilidade de que aquilo que acreditamos durante toda a nossa vida não passa de mera ilusão. Para muitos, é como andar sobre uma ponte de vidro transparente no alto de um precipício.

Comigo também é assim. E posso falar dessa forma com a experiência de quem já passou pela ponte de vidro diversas vezes. Já senti essa sensação de estar solto no ar em cima de um grande abismo.

Hoje, entretanto, passo a passo, degrau a degrau, depois de algumas décadas de vida, estou aprendendo a não ter medo de confrontar a minha fé com a realidade.

Hoje, estou aprendendo a olhar para a belíssima paisagem abaixo dos meus pés da mesma forma que olho para o céu azul e ensolarado acima da minha cabeça.