sábado, 9 de dezembro de 2017

Macaco, cuidado com o rabo!

Por Saulo Alves de Oliveira

Quando eu era criança me contavam uma historinha bem infantil, que tem, todavia, uma lição moral interessante. Não é nada inédito. Acredito que muitos a conhecem.

Dois macacos estavam sentados na linha do trem. Vou chamá-los de Sebas e Tião. Um deles, Sebas, sempre preocupado com o rabo do outro, dizia assim: Tião, cuidado com o teu rabo sobre a linha do trem, pois o trem pode passar e cortá-lo. Ele repetia isso diversas vezes, já se tornara inconveniente, e se esquecia do seu próprio rabo sobre a linha do trem.

Mais uma vez lá vinha Sebas: Tião, cuidado com o teu rabo sobre a linha do trem, pois o trem pode passar e cortá-lo. E, como sempre, esquecia do seu próprio rabo.

Aí veio o trem e o macaco Sebas, de tanta fixação, quase doentia, no rabo do outro, não percebeu sua aproximação. Resultado: perdeu o próprio rabo.

Há pessoas que se preocupam tanto em acusar e apontar os erros dos outros e colocá-los no inferno, tudo é motivo para jogar alguém no inferno, às vezes ainda em vida, que talvez um dia, quando fecharem os olhos e voltarem a abri-los novamente do outro lado, verão Satanás sorridente à sua frente, braços abertos para abraçá-los, saudando-os: "Bem-vindos ao meu reino amigos meus. Vocês são ansiosamente aguardados aqui no inferno”.

E quanto ao Tião? Bem, na versão que me contaram nada mais se falou sobre o Tião. Acredito que voltou para as árvores com o rabo intacto.