domingo, 21 de janeiro de 2018

Fundamentalismo versus equilíbrio

Por Saulo Alves de Oliveira

Procurar entender como as outras pessoas nos veem, me parece uma tarefa um pouco complicada, porém necessária. É um bom começo para iniciarmos uma boa faxina das nossas possíveis falhas. Eu tenho consciência de que algumas pessoas me avaliam pelo que escrevo, falo ou faço. Algumas já me fizeram críticas bem ácidas.

Acredito que uns poucos têm de mim uma boa impressão, outros nem tanto, certamente vão na direção oposta. É certo que eu não poderia esperar algo diferente. Todos somos seres humanos, com virtudes e não virtudes. Às vezes, no limite da não virtude, com fissuras no caráter. Parece não haver unanimidades entre nós terráqueos. Vejam o caso do próprio Cristo.

Certamente, nós podemos dizer alguma coisa sobre a personalidade de alguém tendo como base aquilo que a pessoa mais gosta de falar ou escrever.

É evidente que a avaliação que fazemos de alguém não é uma verdade absoluta, pois o mundo não é feito apenas das cores preto ou branco. Há muitos tons de cinza no intervalo.

Parece-me razoável afirmar que um cristão fundamentalista pode, em alguns momentos, assumir características de um cristão equilibrado. Não tenho certeza, porém, se o vice-versa aplica-se aqui. Todavia, observo que há um conjunto de valores que pesam e condicionam os comportamentos de ambos e que caracterizam as duas vertentes.

Mas, vamos ao objeto deste comentário.

Hoje, eu estava pensando: quais palavras caracterizam os cristãos, seus escritos, suas conversas e suas condutas? Então eu resolvi dividi-los em duas vertentes. E me vieram à mente as seguintes palavras, expressões, atitudes ou preocupações:

Cristão fundamentalista:

- Deus, vingador, Diabo, Satanás, perdição, ideologia de gênero, casamento gay, homossexualismo, julgamento, juízo final, condenação eterna, inferno, lançar no inferno, “apartai-vos de mim malditos”, destruição dos inimigos, vingança, ironia, ataque, separação, destruição, revide, expulsão, maldição, porte de armas, apoio incondicional a Israel, ódio aos palestinos, Estado religioso, negação da política, golpe militar, ditadura...

Cristão equilibrado (ou seria são?):

- Deus, perdoador, Jesus, salvação, amor ao próximo, compreensão, justiça, perdão, céu, “vinde benditos de meu Pai”, cooperação, altruísmo, igualdade, acolhimento, amizade, construção, amigo, ajuda, benção, preocupação com os mais fracos, apoio condicional a Israel, amor pelos palestinos, Estado laico, defesa da política como meio de atingir o bem comum, eleições, democracia...

Eu não sou suficientemente tolo para afirmar que todo cristão fundamentalista defende ou tem todas as características relacionadas acima. O que eu estou querendo dizer é que os valores dos cristãos fundamentalistas gravitam em torno dessas ideias ou princípios, sem prejuízo de assumir também, em determinados momentos, ideias ou princípios equilibrados. Por sua vez, não posso afirmar que o reverso do raciocínio também é aplicável aos cristãos equilibrados (ou saudáveis).

Eu não pretendo ser o dono da verdade, pois não creio em absolutos. É evidente que alguém não concordará comigo. Todavia, essa é a ótica segundo a qual eu vejo e analiso os cristãos fundamentalistas e os cristãos que eu chamo de equilibrados (ou saudáveis).