quinta-feira, 16 de abril de 2015

O filho de Bate-Seba

Por Saulo Alves de Oliveira

Uma inocente criança pagou pelo erro do seu pai. E o que mais me estarrece: o castigo foi ordenado pelo próprio Deus (sic).

Recentemente eu ouvi um comentário acerca dos personagens bíblicos Davi – o maior, mais famoso e mais festejado rei de Israel –, Urias e Bate-Seba. Esta última, mulher do segundo. E fiquei a pensar sobre a história registrada na Bíblia em 2 Sm. 11 e 12.

Um resumo: Davi mandou matar Urias para ficar com sua mulher, Bate-Seba. Dessa união nasceu um filho. Deus não gostou da atitude de Davi e, como castigo pelo erro do rei, matou a criança. E o pior: ao que tudo indica, não foi uma morte rápida e sem sofrimento. A criança passou sete dias agonizando antes de morrer.

Quer dizer, o filho pagou pelo pecado do pai. Julgo que não há dúvidas quanto a isso.

Eu não preciso analisar esse caso à luz da Bíblia para fazer este questionamento. Os meus princípios morais e éticos me dizem que ninguém deve pagar pelos erros de outrem. Entretanto, como há pessoas que procuram na Bíblia justificativa para tudo – apesar disto não ser possível –, eu vou fazer citações bíblicas que fundamentam o que estou questionando.

“A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele.” Ez. 18. 20

“Não se farão morrer os pais pelos filhos, nem os filhos pelos pais; cada qual morrerá pelo seu próprio pecado.” Dt. 24. 16

Portanto, se o crime foi cometido por Davi, não seria ele o único que deveria pagar ou sofrer as consequências do seu próprio erro?  

Realmente, há não poucas histórias na Bíblia que eu não consigo entender e para as quais também não encontro explicações racionais.

Alguém pode afirmar: “Ah, Saulo, as coisas de Deus só se entendem pelo Espírito de Deus”. É, talvez a minha espiritualidade não esteja lá em um nível tão elevado assim e isso impede o meu homem espiritual de entender certos aspectos relacionados a Deus como registrados na Bíblia.

Pois então, alguém que já teve a revelação de Deus no tocante a essa história pode me dar uma explicação razoável e satisfatória para tais acontecimentos, posto que, quanto a mim, por mais que eu me esforce, não consigo encontrá-la.

(E esse não foi o único episódio lamentável envolvendo Davi, “um homem segundo o coração de Deus”.)