domingo, 4 de novembro de 2012

Crianças jamais deveriam sofrer

Os comentários abaixo têm como base uma imagem que publicaram no Facebook. Infelizmente eu percebi que nela havia gravíssimos erros de português. Como eu não sei efetuar a correção na própria imagem, resolvi não publicá-la neste blog. Entretanto vou descrevê-la para que se possa ter uma compreensão melhor dos comentários.

Trata-se de uma fotografia de uma criança negra, com aproximadamente 2 ou 3 anos, suja e vestindo trapos igualmente imundos, dormindo deitada num chão de terra. A imagem apresenta as seguintes palavras: “Então você vive reclamando da sua cama e de seu colchão? Peça perdão a Deus e comece a agradecer por tudo”.

Portanto, tenham em mente o quadro descrito acima ao ler os comentários que se seguem.  

Meu comentário: E o garoto dessa foto deve agradecer a quem? Quem vai pedir perdão a ele? Deus?

Amigo 1: "O melhor é entender que esse garotinho, possivelmente, agradeça a Deus pela vida, pelo sono tranquilo e pelo chão onde repousa... Um testemunho para os que têm mais que isso e nem sempre agradecem!"

Amigo 2: “Concordo com você, Amigo 1, e acrescento: Deus não pede perdão à sua criatura, seja ela adulta ou criança. E o garotinho não tem que pedir perdão a Deus, nem a ninguém, até porque a Bíblia diz que o reino dos céus é dele. Quem tem que pedir perdão a Deus são aqueles que receberam dádivas e não são gratos, são os governantes que tendo em suas mãos o poder de fazer o bem não o fazem, são os que são soberbos e acham que podem reclamar de Deus, ou, de tão orgulhosos, imaginam que podem até mesmo duvidar da Palavra de Deus, que pergunta: ‘De que se queixa o homem?’, e Ela mesma responde: ‘Queixe-se dos seus próprios pecados’. Ah, sim, o pecado dos homens é a razão primeira desse garotinho estar ao relento.”

Réplica ao Amigo 1: Quem não conhece o melhor contenta-se com o pior. Talvez ele não saiba o que é um colchão macio, ou um agradável banho para ficar limpinho, ou o que é vestir uma roupa cheirosa. Portanto, apesar de imundo e vestindo trapos, ele parece dormir tranquilo no chão de terra. Isso, entretanto, não impede que reconheçamos que essa não é a vida que qualquer criança merece ter, especialmente com os recursos de bem-estar disponíveis no mundo moderno. Tenho certeza absoluta que qualquer um de nós se sentiria chocado e profundamente angustiado se um de nossos filhos vivesse nessas condições precaríssimas. Quem de nós agradeceria a Deus ao ver seu filho, uma inocente criança, imundo e maltrapilho dormindo no chão de terra?  Você, Amigo 1? Você, Amigo 2?

Desculpe, Amigo 1, é apenas a minha opinião, mas eu acho sua afirmação muito simplista. O garoto deve agradecer a Deus pelo sono tranquilo e pelo chão duro e sujo onde dorme porque a situação dele poderia ser pior? Essa forma de pensar implica uma regressão terrível de conformismo, isto é, eu devo agradecer a Deus porque sempre vai haver alguém em uma situação pior do que a minha. Qual o limite desse desdobramento? Se eu ganho um bom salário, eu devo agradecer a Deus porque alguém ganha um salário modesto. Se eu ganho um salário modesto, eu devo agradecer a Deus porque alguém vive com um salário mínimo. Se eu ganho um salário mínimo, eu devo agradecer a Deus porque outros vivem da ajuda de parentes. Se eu vivo da ajuda de parentes, eu devo agradecer a Deus porque outros vivem esmolando. Se eu vivo esmolando, eu devo agradecer a Deus porque outros nem isso podem fazer e morrem de fome. Então, eu devo agradecer a Deus porque estou morrendo de fome? Esse é apenas um exemplo, mas existem muitos outros que poderiam ser citados. Para mim essa é a lógica do quadro apresentado com a criança deitada, suja e em trapos. Eis a razão do meu questionamento inicial

Evidentemente eu posso estar totalmente equivocado, pois não sou o depositário da verdade. Essa réplica é apenas para reflexão de quem ler esses comentários, pois só refletindo e questionando a gente pode chegar a conclusões moralmente razoáveis.      

Réplica ao Amigo 2: Então uma criança pode se queixar, porquanto ela não tem pecados! Infelizmente nem isso as crianças fazem, pois, além de não terem consciência do pecado, nem mesmo do seu próprio sofrimento elas têm consciência e nem sequer sabem por que sofrem. “O pecado dos homens é a razão primeira desse garotinho estar ao relento”. Eu escuto essa justificativa desde a minha mais tenra idade, e ela já me satisfez. Hoje, não mais. Eu sei que se analisarmos a situação tão somente sob a ótica da maldade humana, do seu egoísmo e mesquinhez, abstraindo Deus, essa é uma afirmação verdadeira. Entretanto, quando se analisa sob o ponto de vista da interferência Superior no desenrolar dos acontecimentos, e que Deus tem tudo sob controle, as coisas deixam de ser tão simples assim. Uma criança inocente paga ou sofre pelo pecado de outros? Isso foge a qualquer senso de justiça. Cada um deve pagar pelos seus próprios erros ou pecados. E uma criança não tem pecados, portanto não merece de forma alguma sofrer. Aqui ou em qualquer outro lugar do mundo, sejam seus pais cristãos ou não, crentes ou céticos. 

Saulo Alves de Oliveira