sábado, 9 de fevereiro de 2013

Os "alto-falantes" de Deus

Há alguns dias eu ouvia um programa evangélico enquanto dirigia  pelas  ruas da cidade.
 
Lá pelo meio do comentário o pregador, ou melhor, a pregadora fez a seguinte afirmação: “Deus está dizendo assim e assim...”. E repetiu outras vezes que “Deus está dizendo isso e aquilo...”. Segundo ela, obviamente. Não é incomum ouvir-se tais declarações de pregadoras ou pregadores cristãos evangélicos. Eles atribuem a si próprios a prerrogativa de porta-vozes de Deus. 

Pessoalmente, eu acho muita pretensão o fato de alguém querer se autodenominar porta-voz de Deus.

Entretanto, o caso é ainda pior. É alguém se apresentar como se fosse um alto-falante que transmite exatamente aquilo que Deus fala em um microfone lá no céu.

Na realidade Deus não está dizendo coisa alguma. A pessoa está simplesmente emitindo uma opinião pessoal acerca de determinado assunto, fruto do seu intelecto. Em alguns casos, interpretando o que a Bíblia diz, segundo sua compreensão.

Em outros casos, a pessoa está dando um conselho ou uma orientação de como proceder em determinada situação. O que é bom e totalmente normal e também saudável, desde que, evidentemente, suas palavras demonstrem conhecimento do assunto e humildade.

(Eu não sei o porquê dessa insistência em se autoproclamar “alto-falante” de Deus.)

Cabe a quem está ouvindo avaliar e tomar para si o conselho, se julgar conveniente, ou aceitar a opinião/interpretação se tiver fundamento sólido.

Daí a dizer que “Deus está dizendo isso ou aquilo...” vai uma enorme distância.

Saulo Alves de Oliveira