sábado, 18 de junho de 2011

Carta à minha Neta - A Luz

Querida Paola,

Sei que você ainda é muito novinha para entender certos fenômenos naturais, mas é muito importante começar a compreender como a natureza funciona.
 
Pôr do Sol no rio Potengi - Natal/RN - 17/06/2011
A Luz é um dos fenômenos mais espetaculares do universo. A Luz nos permite ver todas as coisas, das pessoas a quem amamos – como sua mãe, seu pai, sua avó, o titio Vítor –, às belas paisagens da natureza – um pôr do Sol, um lago tranquilo rodeado de verde, um lindo rostinho de criança como o seu –, mas também os chocantes espetáculos da mesma natureza, tais como: o predador que despedaça a presa, os fenômenos naturais que causam destruição e sofrimento e as doenças que deformam os corpos dos seres vivos.

Há um pequeno teste que pode comprovar minha afirmação. Não é necessário ser um cientista para executá-lo. De certa forma todas as pessoas já o fizeram, especialmente à noite ao deitar-se, talvez sem o rigor que proponho. É muito simples. Mas, se você tiver medo do escuro, peça para sua mamãe Sílvia segurar-lhe a mão.

Entre em seu quarto e feche-o totalmente, ou seja, não deixe sequer uma fresta por onde possa penetrar o menor raio de luz externa. Feche os olhos e desligue o interruptor. Agora abra os olhos. O que você está vendo? Absolutamente nada. Existe apenas escuridão ao seu redor. Não caminhe dentro do quarto, pois você pode tropeçar em algo e eu não quero que você se machuque. Pode ligar o interruptor novamente.

Por que nós vemos todas as coisas?

Todos os objetos e os seres vivos refletem a luz que incide sobre si ou a absorvem totalmente. Os objetos brancos são brancos porque refletem toda a luz que incide sobre os mesmos, pois a luz branca é a mistura de todas as cores. Os objetos pretos absorvem toda a luz, por isso os vemos pretos. Já os objetos verdes refletem apenas a luz verde e absorvem todas as outras cores, os vermelhos refletem apenas a luz vermelha e absorvem todas as outras cores e assim acontece com as demais cores. Isso foi descoberto a partir dos estudos de um dos maiores gênios que o mundo já conheceu, Sir Isaac Newton, cientista inglês que viveu no século XVII.

Aqueles que estudaram óptica, devem ter uma compreensão melhor do que estou afirmando.
Daqui a alguns anos você também vai ter acesso ao maravilhoso mundo da ciência.

A luz refletida chega aos nossos olhos, é captada pela córnea e vai até a retina e daí é enviada ao cérebro, onde se formam as imagens. Portanto, é a Luz que nos permite ver todas as coisas.

A velocidade da Luz no vácuo é 300 mil quilômetros por segundo. Fantástico, não é mesmo? Vamos fazer um pequeno experimento mental para termos uma ideia do que significaria deslocar-nos a essa velocidade.

A Terra tem o formato aproximado de uma laranja, ou seja, é uma esfera ligeiramente achatada nos polos. Alguns cientistas chamam o formato da Terra de geoide ou elipsoide, mas não vamos complicar.

Vamos supor que a Terra é uma laranja. Agora corte essa laranja exatamente no meio, transversalmente aos gomos.

Vamos supor também que você é uma exímia treinadora de formiguinhas. Você treinou uma formiguinha para fazer qualquer coisa que você queira.

Pegue a formiguinha e a coloque na quina de uma das metades da laranja e ordene que ela dê uma volta na laranja, mas não se esqueça de lhe entregar um aparelho para medir distâncias.

Se a laranja fosse a Terra, quando a formiguinha chegasse ao ponto de partida ela teria caminhado cerca de 40 mil quilômetros. Coitado do pequeno inseto, deve estar exausto! Você sempre diz: “Não devemos maltratar os animais.” Cá pra nós: não deixe que o IBAMA saiba disso.               

Veja bem, eu estou propondo um experimento mental para facilitar a sua compreensão. Eu poderia simplesmente explicar da seguinte forma: a Terra tem um diâmetro de aproximadamente 12.756 quilômetros no equador, que é uma linha imaginária que divide o globo terrestre em dois hemisférios, norte e sul. O comprimento de uma circunferência é dado pela fórmula matemática “d x pi”, onde “d” é o diâmetro da circunferência e “pi” é igual a 3,1416. Portanto, se nós fizermos a conta “12.756 x pi” vamos encontrar 40.075 quilômetros.

Vamos voltar ao nosso experimento mental. Junte as duas metades da laranja. Digamos que você consiga colá-las, entretanto vai ficar uma cicatriz, que eu vou chamar de equador. Não se esqueça que em nosso experimento mental estamos supondo que a Terra é uma laranja. Que laranja!, hein?

Agora imagine que você é a pilota de um foguete que se desloca em volta da Terra, na altura do equador, à velocidade da Luz, ou seja, 300 mil quilômetros por segundo. Quantas voltas você daria ao redor da Terra em um segundo? Basta fazer a conta “300.000 / 40.075” e você encontrará 7,50 – ou seja, 7 voltas e meia.

Eu sei que alguém pode achar elementar, mas olhe para o relógio de parede da cozinha da nossa casa. Acompanhe o movimento do ponteiro dos segundos. Ele se movimenta dando uns pulinhos. Observou? O intervalo entre cada dois pulinhos é um segundo. Então, se você estivesse a bordo de um foguete deslocando-se ao redor da Terra à velocidade da Luz, você daria 7,50 voltas nesse pequeníssimo lapso de tempo. Um segundo corresponde mais ou menos ao tempo que você gasta para pronunciar, em voz normal, o número quarenta e quatro. É algo simplesmente fantástico.

Eu poderia falar muito mais sobre a Luz, mas não quero cansá-la. Fica para outra oportunidade.    

Um beijo do seu avô,

Saulo