sábado, 26 de outubro de 2013

Pequeno diálogo¹: o Pastor e eu

Pastor: “Todo o que vai além do ensino de Cristo e não permanece nele, não tem a Deus; o que permanece neste ensino, tem tanto ao Pai como ao Filho. Se alguém vem ter convosco e não traz este ensino, não o recebais em casa nem o saudeis; porque aquele que o saúda, participa de suas más obras” – 2 Jo. 1:9-11. João, apóstolo do amor, era focado nas escrituras sagradas, e tinha posição firme e contundente contra as heresias nos seus dias.

Saulo: Eu julgo muito complicado trazer, ao pé da letra, esse ensinamento do apóstolo João, proferido há quase dois mil anos, para os nossos dias.

Pastor: Os evangelhos sinóticos dizem “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras jamais passarão” – Lc. 21:33, Mt. 24:35, Mc. 13:31.  “Toda a Escritura divinamente inspirada é também útil para ensinar, para repreender, para corrigir e para instruir na justiça” – 2 Tm. 3:16.

Saulo: Caro pastor, na sua igreja existem pessoas ricas? As mulheres ensinam e pregam? Há pastoras? Se as respostas forem "sim", eu pergunto: como ficam, nos nossos dias, os ensinamentos de Jesus em Mt. 19.21 e de Paulo em 1 Co. 14.34,35 e 1 Tm. 2.11,12?

Pastor: Não confunda alhos com bugalhos, temos o essencial e os assessórios.

Saulo: Pastor, desculpe-me a pergunta, é somente para eu entender corretamente o seu comentário. O senhor quis dizer realmente “assessórios” ou “acessórios”?

Pastor: Acessórios, falha nossa.

Saulo: Bom, então eu entendi que, apesar de 2 Tm. 3.16, a atitude de não receber em casa e nem sequer falar com quem não tem o ensinamento de Cristo, conforme ensinou o apóstolo João em 2 Jo. 1.9-11, é essencial, entretanto a mulher não falar na igreja, conforme ensinou o apóstolo Paulo em 1 Cor. 14.34,35, é apenas um acessório. Também é apenas acessório o ensinamento de Jesus aos ricos: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me”.      

¹Real

Saulo Alves de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário