quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Qual foi a ordem da Criação?

Animais, homem e mulher, conforme Gn. 1.1 a Gn. 2.3? ¹ 

Ou homem, animais e mulher, conforme Gn. 2.4 a Gn. 2.25?

Por Saulo Alves de Oliveira

Ao ler com cuidado e isenção o Gênesis chega-se à conclusão de que há dois relatos da Criação. O primeiro começa em Gn. 1.1 e vai até Gn. 2.3. O segundo se estende de Gn. 2.4 a Gn. 2.25. Pela linguagem e pela forma como as narrações se desenvolvem tem-se a impressão de que autores diferentes os escreveram.

No primeiro relato, os animais aquáticos e as aves foram criados no quinto dia.

Ainda no primeiro relato, todos os animais terrestres foram criados no sexto dia e, em seguida, também no sexto dia (Gn. 1.24-31), foram criados homem e mulher.

No segundo relato, foi criado o homem (Gen. 2.7,15-17), depois foram criados os animais terrestres e as aves (Gn. 2.19) – nada se fala sobre os animais aquáticos – e, em seguida, a mulher (Gn. 2.21,22).

O interessante, no segundo relato, é que seu autor deixa a impressão de que Deus pretendia que Adão encontrasse uma companheira dentre os animais (Gn. 2.20).
 
Portanto, qual foi a ordem da Criação?

1) Animais aquáticos, aves, animais terrestres e, criados juntos, homem e mulher, sendo, por conseguinte, homem e mulher os últimos seres criados?

2) Ou a ordem da Criação foi: homem, animais terrestres e aves² e, em seguida, a mulher, sendo o homem o primeiro ser criado e a mulher o último?  

¹ Para quem não está familiarizado com abreviaturas bíblicas:
   Gn = livro do Gênesis
   Primeiro algarismo = capítulo
   Segundo algarismo = versículo

² Observar que, no primeiro relato, as aves foram criadas no quinto dia, anteriormente, portanto, ao próprio homem. O segundo relato não faz referência aos animais aquáticos