Por Saulo Alves de
Oliveira
Em
um passado remoto, segundo o Gênesis, Deus resolveu destruir as cidades de
Sodoma e Gomorra com todos os seus habitantes. Motivo: “...porquanto o seu
pecado se tem agravado muito...” – Gn. 18. 20.
Previamente,
no entanto, Deus decidiu comunicar ao patriarca Abraão aquela sua decisão que
encerrava gravíssimas consequências.
Ao
tomar conhecimento daquela tragédia iminente, Abraão dialoga com Deus e faz
vários questionamentos. Após um interessante diálogo com o patriarca, o Senhor
diz que não destruiria as cidades se lá fossem encontrados pelo menos 10
justos.
Supõe-se,
evidentemente, que o Senhor não encontrou os 10 justos, pois as duas cidades e
todos os seus moradores foram destruídos pelo fogo caído do céu, poupando-se
apenas Ló, sua mulher e suas duas filhas. Na realidade, segundo o relato
bíblico, a mulher de Ló também morreu, pois, ao olhar para trás, ficou
convertida em uma estátua de sal.
Quem
se interessar pode ler ou relembrar a história no livro do Gênesis, capítulos
18 e 19.
Após
meditar sobre a história de Ló, essas são as reflexões que invadem a minha
mente:
-
Tratando-se de dois ajuntamentos humanos, é lógico admitir que havia crianças
em Sodoma e Gomorra;
-
Se havia crianças, é plenamente aceitável admitir que havia seres inocentes;
-
Se havia seres inocentes, penso que é correto admitir que, se eram inocentes, aqueles
seres eram justos.
(Vou
me abster de fazer referência aos animais)
-
Portanto, se havia crianças em Sodoma e Gomorra, por que mesmo assim o Senhor
destruiu totalmente as duas cidades, matando todos os seus moradores?
Eu
já li a seguinte justificativa – para essa situação inaceitável sob o ponto de
vista moral de qualquer povo minimamente civilizado: inocente não quer dizer
obrigatoriamente não ímpio. Portanto, Deus destruiu todos os ímpios, e aquelas
crianças, apesar de inocentes, também eram ímpias (sic). O que vem confirmar as
minhas observações ao longo dos anos: dada uma determinada situação, por mais
absurda que seja, se está na Bíblia, alguém sempre encontra uma forma de
justificá-la. Tenho a impressão de que dá-se aí uma tentativa de acalmar a própria
consciência ou alcançar, a qualquer custo, o beneplácito do Criador.
Há
quem justifique até a terrível ordenança de I Sm. 15.3: “Vai, pois, agora e
fere a Amaleque, e o destrói totalmente com tudo o que tiver; não o poupes,
porém matarás homens e mulheres, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas,
camelos e jumentos”. E, para contornar a dificuldade, levanta-se a hipótese de
linguagem hiperbólica, isto é, não era bem aquilo que o Senhor ordenara. Um
verdadeiro exercício de contorcionismo mental para justificar algo que já está
evidente.
Na realidade, o texto é claríssimo. Leia todo
o capítulo de I Sm. 15 e você verá inclusive que Saul foi rejeitado como rei de
Israel porque não cumpriu toda a ordem do Senhor, pois preservou o melhor do
rebanho. Deus mandou destruir tudo, tudo mesmo, inclusive as crianças e os
recém-nascidos (sic).
Eu
não entendo como crianças podem ser ímpias, dadas as seguintes palavras de Jesus:
“Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino dos
céus”. Você entende? Ímpios podem herdar o reino dos céus? Bom, para os judeus
certamente essa declaração não tem nenhum valor. Ou, nesse caso, Jesus se
referia apenas às crianças judias?
Para
sair desse cerco, talvez alguns usem a porta de Dt. 29.29 e se satisfaçam.
Quanto a mim, continuarei insistindo na pergunta. Quem sabe um dia eu encontre
uma resposta razoável.
A Bíblia é um livro de contradições, absurdos, mitos, fábulas, erros... que alguns consideram a palavra de Deus. Creio que deva ser (sim) a palavra do deus deles.
ResponderExcluirPor se tratar de uma cidade cujo pecado destacado é o homossexualismo,temos que considerar se a extinção da raça ,já estava em curso e se crianças vivendo o período da inocência não mais existia .
ResponderExcluirE mais. O que nunca se fala. Deus apenas disse a Abrão "Por causa dos dez não a destruirei". As cidades foram efetivamente destruídas, não sem antes terem sido retiradas quatro pessoas. Parece existir um consenso de que estes quatro (Lot e a família), seriam os únicos justos em Sodoma e Gomorra, ou seja, porque sendo 4 eram menos que 10, portanto Deus cumpriu o que disse e ainda os poupou - a esses quatro. Mas... e se para além desse 4 houvesse outros 5?
ResponderExcluirDeixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino dos céus”
ResponderExcluirentão apesar da punição para sodoma e gomorra eu creio q as crianças estão com Deus .Deus não prescisa de ninguém pra concordar ou discordar dele pois ele sempre sabe agir ( como diz na cancao*nas mãos do oleiro*)
Essa passagem biblica, merece ser estudada com mais profundidade. Sem querer discordar, acredito que nao aconteceu como literalmente está escrito.
ResponderExcluirSe vc partir do ponto que exista Deus, não fica nada difícil acreditar que exista vida após a morte e que inocentes irão pra junto dEle após a morte física nesse mundo. O desespero da sua pergunta acontece porque parece que vc não consegue enxergar ou crer além dessa existência física.
ResponderExcluirOutra coisa é que 10 justos se referiam a adultos e não a bebês de colo. Esses já são do Reino dos céus, conforme vc mesmo já citou.
discutir com crente é igual brigar com bêbado
ExcluirLembre-se cada um tem ao que se deposite sua fé. Ao comentário de Robson pontes deve se dar atenção e por mais que talvez você não concorde, tende procurar o porque de ele estar certo ou não. entenda que quando você diz: discutir com "crente" é igual a brigar com bêbado, você está se referindo a si mesmo, logo que o termo crente seja dado aquele que crê em algo, pelo que pude observar você seria um "ateu" logo que o ateu acredita que Deus não exista, ou você pode ser aquela pessoa que crê em algo maior ou coisa parecida. O que o torna um crente também. Sou cristã logo que acredito que Robson seja também. Nossa crença nós leva a esta reposta dada a por Robson por ser a "plausiva" assim por se dizer. Lembrando que seu posto nós leva a querer comentar justamente por seu texto nos dar essa sensação de querer uma resposta. Pense comigo: mesmo se uma pessoa viesse aqui e te desse a resposta por mais absurda que seja, como por exemplo; Antes das cidades serem destruídas deus mando macacos para salvar os bebês e crianças.
ExcluirSua finalidade para encontrar a resposta ou pensamentos dada a qualquer questão seria; se ele acredita nisto, devo procurar saber se realmente isto faz sentido ou não. Dependendo do que você encontrar e sentir em seu coração que realmente está questão faz jus a sua pergunta, você está livre para escolher...
Tem gente que quer justificar o injustificável e não se dá ao trabalho de estudar as lendas e mitologias que se encontram em vários livros da bíblia.
ResponderExcluirMedito na palavra de Deus quase todos os dia á quase 20 anos e com 49 de idade e penso no que vc diz sobre .....que o povo ,ou ápartir de vc que outras pessoas ,como vc não tem o trabalho de estudar as lendas e mitologias da Bíblia ,isto se encontra além de estar dentro da Bíblia na teologia básica que a palavra de Deus tem sido á anos estudada por eruditos e contemporâneos á décadas e séculos ,não só por cristãos mas principalmente por cientistas mundiais e por muitas outras entidades terrenas e no final de todo estudo feito ou buscado por todos que não concordam com todas as palavras escritas neste livro sagrado histórias e passagens que pra vc são lendas e mitologias ,resumem - se que a mesma que pra vc é lenda e mitologia universalmente ,foi ... é..e será ( INERRANTE) ,ou seja de séculos em séculos até a nossa geração ao qual vc ,eu e mais de 200 bilhões de almas viventes na terra e divididas em (6) continentes ao qual estamos no da América latina ,jamais pelos estudos aprofundados ,jamais interpretaram ou acharam (tais erros como ditados ácima) ou seja mesmo com cronogramas ,pra nós fora de ordem textual parecendo totalmente inexplicáveis , até um certo tempo pelo conhecimento terreno e humano é
ResponderExcluirinesplicabel,as pelo ESPIRITO SANTO de DEUS será INERRANTE ,pois o mesmo DEUS e SENHOR dos céus e ,universo e ,de tudo o que á em cima nos céus e debaixo dos céus nas terra ,fala e testifica pelo teu filho e DEUS JESUS CRISTO de NAZARÉ
1° epístola do apóstolo são João
Capítulo :5 e no
Versículo :20 e pra te confrontar também e finalizar até aqui
Evangelho do apóstolo são João
Capítulo 14
Versículo 6
Pra que os meus próximos venha ao pleno conhecimento das verdade de Deus Pai nos céus e na terra deixo com entendimento a tua reflexão na carta escrita e inspirada pelo ESPIRITO SANTO de DEUS pelo apóstolo Paulo ,um homem escolhido pelo próprio Senhor Jesus no caminho de jeruzalem á damasco outrora conhecido entre os homens daquela época como Saulo ,que escrito está...
Segunda carta pelo apóstolo são Paulo
Capítulo :13
Versículo 8
Estude de verdade a bíblia porque por ela, a raça humana acreditar ou não ela a palavra de Deus está e estará se cumprindo segundo os princípios do CRIADOR ,desde o princípio pelo ser humano ninguém tem mudado o que está escrito pelo ESPIRTO SANTO aos homens inspirados e temos o livre arbítrio que o mesmo te dá ,que o Senhor Jesus Cristo ,o verdeiro filho de Deus enviado pra todas as nações te esclareça o que tanto vc busca como resposta pra tua vida após á morte e Ele te esclarecerá ,até mais em breve por aqui .......
Isso se existia crianças la, pq todo ser ali era estrupado e torturado, talvez logo após o nascimento ja realizavam essas coisas.
ResponderExcluirEu penso sempre que eu leio esse versículo. Em "Gênesis 18:20" Deus fala que ouve um "clamor" de lá, eu acredito que esse clamor venha das crianças que eram mortas, por isso que Deus destruiu a cidade, era tanto pecado abominável que Ele precisou destruir a cidade. Com certeza as crianças eram violentadas e mortas brutalmente. Os inocentes restantes devem ter sido levadas pelos anjos também. Assim como Deus estava na fornalha e livrou Sadraque, Mesaque e Abednego, nada o impede de fazer o mesmo com as crianças e inocentes.
ResponderExcluir